Você já parou para pensar que não somos todos iguais?
Mundialmente, 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual. No Brasil, são mais de 6,5 milhões de pessoas cegas ou com baixa visão.
Neste contexto, muitas não vivem experiências simples como a de ir aos supermercados por falta de acessibilidade, seja nas ruas, estabelecimentos e, também, nos produtos.
Você já reparou que embalagens de sucos e leites são iguais?
Consegue lembrar da infinidade de produtos em um mercado e em quão parecidos eles podem ser?
Agora imagine uma pessoa com deficiência visual tentando escolher um destes produtos ou, ainda, buscando distinguir os mesmos na hora de consumir.
Dessa maneira tivemos o prazer de ajudar a startup Alia a criar uma alternativa simples, intuitiva e sem custo para o usuário, permitindo que se acessem informações relevantes de produtos muito além da marca ou categoria.
Nosso papel no projeto ❤️
Por meio de diversas pesquisas, entrevistas e análises com o público-alvo conseguimos identificar inúmeras necessidades buscando assim uma solução com tecnologia assistiva onde é usando a câmera do próprio celular para escanear código de barras do produto e descrevemos as informações contidas no rótulo, organizando-as em sessões e permitindo liberdade na escolha das informações a serem consultadas e descritas.
Confira o vídeo manifesto
Uma solução inovadora para deficientes visuais.
Pega a visão!
Nossa solução trata-se de recurso de tecnologia assistiva por meio de um aplicativo e usando a câmera do celular, identifica o código de barras do produto e descreve as informações contidas no rótulo, organizando-as em sessões e permitindo liberdade na escolha das informações a serem consultadas e descritas.
Confira a entrevista realizada pela Rádio Gaúcha, onde Carolina Dall Acua, fala sobre o aplicativo!
Alia Inclui
–